XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT1.3294-1


IJ: Intercom Júnior - Jornalismo

A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE NO NETV 1ª EDIÇÃO: A FUNÇÃO PEDAGÓGICA DO TELEJORNALISMO

Sofia Costa Rego (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO)

Resumo

Na mediação entre os fatos e o público, os jornalistas não atuam como simples emissores de informações e comentários. Os fatos que vão virar notícias não apenas são selecionados, mas ativamente construídos. O jornalismo é um método de interpretação sucessiva da realidade social, caracterizando-se como uma forma de conhecimento. Para garantir que a audiência compreenderá bem essa interpretação, o jornalista precisa passar a informação de maneira clara e simples, desempenhando uma função pedagógica na tentativa de reduzir a complexidade da realidade social, esclarecendo e orientando o público.


Palavras-chave:  Telejornalismo, interpretação, conhecimento, notícia, função pedagógica
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