XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-TC.3287-1


DT8: DT 8 – NP Teorias da Comunicação

ETNOGRAFIA DA RECEPÇÃO: QUE CONTRIBUIÇÃO ESSE RECURSO METODOLÓGICO PODE DAR AOS ESTUDOS SOBRE A RECEPÇÃO?

Helyenay Souza Araujo (Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro)

Resumo

A mudança da perspectiva de análise de uma mídia ativa para um receptor ativo deslocou o foco de atenção dos estudos sobre os meios de comunicação. Nesse contexto, o olhar relativista da antropologia passou a ser um auxilio importante e o recurso da transdisciplinaridade, presente na relação entre essas duas áreas de conhecimento, comunicação e antropologia, abriu caminho para se pensar a desconstrução de modelos analíticos macros, que engessam explicações e entendimentos de significados culturais e relações micro-sociais. A questão se apresenta, portanto é: como a etnografia, apropriada da antropologia pelos estudos culturais, serve aos chamados “estudos de recepção”, como metodologia de pesquisa, apresentando dados sobre a questão do sujeito na recepção e interpretações destes acerca dos textos midiáticos? ਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  etnografia, estudos de recepção, comunicação
਍ഀ