XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT1.3182-1


IJ: Intercom Júnior - Jornalismo

“VEJA SÓ O BRASIL” - A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE EM DUAS MIL CAPAS DA REVISTA

Taiana Steffen Eberle (Universidade do Vale do Itajaí)

Resumo

Veja é a revista de maior circulação no Brasil e a quarta do mundo, portanto, desempenha um importante papel no processo de agendamento das discussões na agenda dos brasileiros. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo analisar a cobertura realizada pela revista Veja no intervalo de sua marca histórica de duas mil edições, alcançada em 21 de março de 2007. Buscou identificar os temas e assuntos mais enfocados, considerando o papel da mídia na construção da realidade. A investigação tem como base a análise do conteúdo e a Hipótese do Agenda Setting. Foram analisadas apenas as capas das duas mil edições selecionadas como corpus, uma vez que a capa de uma revista é considerada a síntese do conteúdo daquela edição e o assunto ali destacado é também eleito o mais importante dentre todos os demais.


Palavras-chave:  revista Veja, construção da realidade, agendamento
਍ഀ