XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:PUB-DT2.3098-1


PU: Publicom - Publicidade e Propaganda

"EU SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA" - A DIMENSÃO DISCURSIVA DA PUBLICIDADE

Danielle Andrade Souza (Faculdade do Vale do Ipojuca)

Resumo

Esta obra propõe uma reflexão sobre a publicidade enquanto dimensão discursiva, colocando o texto publicitário como um produto sócio-cultural, fiel a uma memória coletiva, capaz de revelar traços expressivos da cultura e da sociedade. O livro apresenta com brevidade a teoria social do discurso formulada por Fairclough (2001), elabora a construção enunciativa e lingüística do ethos discursivo e traz alguns importantes conceitos do mundo da publicidade e propaganda. Ainda aponta um método, para quem deseja se iniciar no estudo da análise do discurso publicitário, articulando três dimensões de análise: a dimensão do texto, da prática discursiva e da prática social. A obra convida para um percurso instigante no polêmico âmbito da pesquisa interdisciplinar, propondo um diálogo entre as ciências da comunicação social e da lingüística.


Palavras-chave:  Comunicação, Linguística, Sociologia
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