XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CD.3096-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação

A AÇÃO COMUNICATIVA DO PROGRAMA VEJA NA SALA DE AULA: O GUIA DO PROFESSOR

Regiane Regina Ribeiro (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA)

Resumo

Esse artigo faz parte da tese de doutoramento a respeito de como uma produção midíática pode influenciar uma experiência de aprendizagem. Analisou-se importância da ação comunicativa como estratégia fundamental de desenvolvimento de habilidades e competências no processo educacional. Em um primeiro momento foi analisada a comunicação em sala de aula e pôde-se verificar que na maioria das vezes essa comunicação apresentava características muito prejudiciais ou mesmo retardadoras para o ensino: simplificação excessiva da comunicação, ausência de elementos culturais, modelo linear e caráter mecanicista, sendo que o fator cultural foi considerado fundamental para uma a maior interação comunicativa. Nessa perspectiva foi analisado como objeto de estudo o suplemento Guia do Professor, uma mídia impressa que faz parte do Programa Veja na Sala de Aula.


Palavras-chave:  midia, cultura, ação comunicativa, escola
਍ഀ