XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:COL - IX.3060-1


CO: IX Colóquio Brasil-França de Ciências da Comunicação

A COMUNICAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL E NA FRANÇA: DESAFIOS CONCEITUAIS

Heloiza Helena Gomes de Matos (Cásper Líbero)

Resumo

O artigo discute alguns dos desafios conceituais enfrentados pela pesquisa em comunicação pública no Brasil e na França. Argumento que a comunicação pública não deve ser confundida com a comunicação governamental, nem se restringir às estratégias de personalização e difusão de informações. Ela se relaciona mais com as noções de cidadania, participação e engajamento cívico, considerando a necessidade de espaços e dinâmicas discursivas para a expressão e a justificação pública de interesses plurais. É a ênfase no dissenso produtivo que permite à comunicação pública descortinar os contextos de negociação e conflito que subjazem à comunicação governamental. No âmbito local, as tecnologias de informação e comunicação estão contribuindo para ampliar e fortalecer os espaços de entrecruzamento dos discursos estatais e cívicos, o que tende a aproximar as informações políticas e as mediatizadas.


Palavras-chave:  comunicação pública, cidadania, participação, TIC's, âmbito local
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