XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-CC.3047-1


DT7: DT 7 – GP Comunicação para a Cidadania

PARA ALÉM DA PALAVRA IMPRESSA: LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NOS ESPAÇOS POPULARES

Carla Baiense Felix (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

Produzido e dirigido aos moradores da Maré, bairro que reúne 16 favelas, no subúrbio do Rio de Janeiro, o jornal O Cidadão propõe um contraponto às mensagens hegemônicas a respeito dos espaços populares. Para alcançar este objetivo, no entanto, o veículo enfrenta, por um lado, a força da grande mídia, que cristalizou no senso comum uma representação da favela indissociável da imagem da carência e da violência. Por outro, esbarra nas limitações inerentes ao suporte material. Num universo em que a TV se constitui no principal meio de comunicação, e mais de ¼ da população é composta por analfabetos funcionais, o jornal encontra como primeira barreira para alcançar a audiência as limitações da palavra impressa. Neste artigo, levantamos pistas sobre o alcance e efetividade do jornal, analisando como se dá a produção de sentidos para além do texto.


Palavras-chave:  Jornalismo, Comunicação popular, Favela
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