XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT1.2986-1


IJ: Intercom Júnior - Jornalismo

ANÁLISE DAS REVISTAS PARANAENSES: IDEIAS, TOP VIEW E WHERE BRASIL CURITIBA

Marisa Cristina Rodrigues (Universidade Positivo); Flávio Sebastião de Freitas (Universidade Positivo)

Resumo

Este artigo apresenta um exame comparativo do conteúdo de três revistas paranaenses: Top View, Where Brasil Curitiba e Ideias. Para isso, foram trabalhados diferentes elementos de composição das publicações, com análise qualitativa e quantitativa. Esta última observou a apresentação de anúncios nas revistas e foi possível notar grande quantidade de material publicitário nas duas primeiras publicações, em menor número na revista Idéias. Em certa medida, percebeu-se que o conteúdo publicitário exerceu influência ou limitação no desenvolvimento da abordagem jornalística das edições avaliadas. Pretende-se, com esta comparação, evidenciar se o leitor curitibano tem acesso, por meio das revistas analisadas, a um conjunto de informações devidamente interpretadas e aprofundadas a respeito da realidade local.


Palavras-chave:  jornalismo impresso, jornalismo de revista, revistas paranaenses
਍ഀ