XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:PUB-DT6.2980-1


PU: Publicom - Interfaces Comunicacionais

PUBLICIDADE COMPARATIVA: REGRAS E LIMITAÇÕES

Aldo Batista dos Santos Junior (Universidade de Sorocaba)

Resumo

Este trabalho tem por objetivo estudar o uso de marca registrada alheia na comparação entre produtos ou serviços. Para tanto, iniciamos o estudo com a diferenciação e identificação do significado de publicidade e propaganda. Passamos a verificar as diversas formas de análise do instituto da publicidade comparativa existentes no Brasil, seja por auto-regulamentação do setor publicitário, via CONAR, seja por leis vigentes, tais como o Código de Propriedade Industrial ou o Código de Defesa do Consumidor. Após, analisamos a compreensão e permissividade de outras nações perante o delicado tema da publicidade comparativa. Verificamos a interpretação dada pelos Estados Unidos da América e alguns países europeus. Por fim, verificamos se há a possibilidade de realização da publicidade comparativa no Brasil e como deve ser realizada para não ser considerada ilegal ou irregular.


Palavras-chave:  Publicidade, Publicidade comparativa, Marca registrada, propriedade industrial, concorrência desleal
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