XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-GC.2917-1


DT7: DT 7 – GP Geografias da Comunicação

APROXIMAÇÕES MEDIÁTICAS: TENDÊNCIAS PARA CONSTRUIR UMA NOVA REGIONALIZAÇÃO

Rodrigo Gabrioti de Lima (Universidade de Sorocaba)

Resumo

As aproximações mediáticas elaboram um novo conceito de regionalização a partir do momento que passam a englobar regiões com pouca ou quase nenhuma identificação. Essa composição se justifica por interesses em determinadas áreas de cobertura. Além das novas configurações, ampliam a produção ideológica. Nos municípios paulistas de Sorocaba e Jundiaí, essa nova regionalização existe há uma década por meio da TV TEM, afiliada da Rede Globo. O formato gera descontentamentos por parte dos públicos que criticam os conteúdos disponíveis por entendê-los parciais a uma das localidades mencionadas. Se do ponto de vista jornalístico e de entretenimento, essa regionalização não parece a mais ideal, ela se caracteriza pela criação de um novo nicho para o਍ഀ mercado publicitário embora a emissora tente reforçar o seu caráter regional.


Palavras-chave:  Jundiaí, Sorocaba, TV EM
਍ഀ