XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CD.2827-2


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação

AS FOTOGRAFIAS E AS REDES COTIDIANAS DE CONHECIMENTOS E SENTIDOS TECIDAS COM A ESCOLA E COM A PESQUISA EM EDUCAÇÃO.

Maria da Conceição Silva Soares (Faculdade de Aracruz)

Resumo

O texto trata da fotografia, como imagem técnica, para problematizar seus usos em práticas educativas e pesquisas acadêmicas, tais como: prova de verdade, registro da realidade e modo de perceber, atribuir e expressar sentidos ao que chamamos de real. Considera que as imagens produzidas estão previamente inscritas na configuração dos਍ഀ aparelhos, mas defende que os processos de significação se constituem em meio a lógicas operatórias diversas e incontroláveis, engendradas nas redes cotidianas de saberes e fazes dos praticantes de imagens.


Palavras-chave:  fotografia, educação, processos de significação, conhecimentos, sentidos
਍ഀ