XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CD.2753-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação

GOOGLE: A COLONIZAÇÃO MERCANTIL DA COMUNICAÇÃO EDUCATIVA POR MEIO DOS MOTORES DE BUSCA NA WEB.

Paulo Alexandre Cordeiro Vasconcelos (Universidade Anhembi Morumbi -Eca Usp); Aldo Ambrózio (Universidade Estácio de Sá, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Pontifícia Universidade Católica de São Paulo); Luciana Aparecida Santos (Universidaade Anhembi Morumbi)

Resumo

Reflete nossas preocupações com as tecnologias da comunicação e da informação no âmbito da educação. Nesta perspectiva, pretendemos trazer para essa comunicação e Núcleo de Pesquisa uma reflexão sobre os motores de busca – o Google – e sua estratégia sub-reptícia de introduzir campanhas publicitárias no seu modo de relacionar as palavras-chave no ato da pesquisa on-line. Tem-se assim uma colonização da comunicação educativa pela Indústria Cultural Contemporânea. Nesse percurso constatamos também as mutações ocorridas no interior das tecnologias da comunicação e da informação e as alterações provocadas nas relações entre ensino, leitura, escrita e pesquisa.


Palavras-chave:  Web, buscadores, Google, pesquisa on-line
਍ഀ