XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CD.2730-2


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação

EDUCOMUNICAÇÃO E PEDAGOGIA DE PROJETOS: ABORDAGENS E CONVERGÊNCIAS

Richard Romancini (FAMEC); Lílian Bhruna Pinho de Andrade (Escola de Comunicações e Artes)

Resumo

O trabalho procura destacar o papel da Pedagogia de Projetos (PP) na renovação dos processos educativos, refletindo sobre como esta metodologia pode ser relacionada com a Educomunicação, para tornar mais abrangente e crítica a formação dos jovens no âmbito da escola, instituição que na sociedade atual passa por uma crise. Desse modo, o texto descreve características importantes da PP e do conjunto de reflexões/teorias e práticas sobre as relações entre a comunicação e a educação, que podem ser agrupadas sob o conceito de Educomunicação, de modo a que seja realizado um cotejo crítico, mostrando as possíveis convergências relevantes entre essas abordagens.


Palavras-chave:  Pedagogia de Projetos, Educomunicação, Educação, Comunicação, Ecossistema Comunicativo
਍ഀ