
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009 

 

 1 

 
 

Sem Imagem, Sem Voz: O Telejornalismo Nos Tempos da Ditadura Militar1 
 

Florentina das Neves SOUZA2 
 

Universidade Estadual de Londrina, Londrina Pr. 
 
 
RESUMO 
 

O presente artigo sintetiza a história do telejornalismo no período de repressão e censura 
durante os 20 anos de ditadura militar no Brasil. A proposta é organizar momentos dos 
telejornais e dos profissionais que faziam os programas jornalísticos na época mais 
difícil do regime militar. O trabalho recupera depoimentos inéditos sobre os programas, 
conteúdos e os problemas vividos nas redações de emissoras de televisão após o golpe 
militar. Como procedimento metodológico, utilizamos a pesquisa documental, 
bibliográfica, e entrevistas com jornalistas que vivenciaram aquele momento.   

 
PALAVRAS -CHAVE: televisão; telejornalismo; ditadura militar; censura. 
 
 
Introdução 

                                O jornalismo brasileiro viveu um dos piores momentos de sua 

trajetória durante o regime autoritário instalado há 45 anos, em 31 de março de 1964. 

Em 1968, com a assinatura do AI-5 que concedia ao Presidente da República inúmeros 

poderes, entre eles: fechar o Congresso, cassar direitos políticos e controlar a 

informação, censurando os veículos de comunicação, a liberdade de expressão foi 

tolhida e os jornalistas amordaçados, ameaçados e perseguidos. 

                               A década de 70 começou com os mais duros anos do período militar. 

“Ame-o ou deixe-o” era a frase estampada em muros, pára-brisas de carros, camisetas. 

Quem não estivesse de acordo com os militares, que fosse embora. Não existia 

possibilidade de resistência, não havia mais qualquer chance de oposição legal ao 

regime. O governo de Emílio Garrastazu Médici, que se iniciava, era pautado pelas 

“linhas de arame farpado” que separavam os que estavam com o governo daqueles com 

quem o governo não queria estar. Se invertia a lei da física, a reação provocava a ação. 

                                                
1 Trabalho apresentado no GP Telejornalismo, IX Encontro dos Grupos/Núcleos de Pesquisas em comunicação, 
evento componente do XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 
2 Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/ USP – Docente e Pesquisadora da Universidade Estadual de 
Londrina 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009 

 

 2 

Impedidos de se manifestarem livremente, em passeatas pacíficas de protesto, os 

estudantes eram empurrados para a subversão (CARNEIRO, 1993, p.34). 

                                O telejornalismo, que vinha de um momento de transição da 

linguagem herdada do rádio para aquisição de linguagem própria, foi impedido de 

evoluir. Estagnou-se a criatividade e a capacidade de reação: perseguições e vetos dos 

órgão de segurança foram instaurados. Aumentava a intervenção e controle dos veiculos 

de comunicação. Os programas eram totalmente censurados e algumas emissoras de 

televisão obrigadas a fechar as portas.  

Dialogando, principalmente com os profissionais que vivenciaram 

o período mais duro da ditadura militar, este artigo recupera o curso do telejornalismo.  

As histórias, os bons momentos e as dificuldades que marcaram a vida e memória 

daqueles que estavam nas redações da televisão no período. Os testemunhos inéditos, 

reunidos aqui, fazem parte de uma coleta da pesquisa de campo desenvolvida em 1999 

para a dissertação de mestrado da autora sobre a história dos 50 anos do telejornalismo 

no Brasil.  

As histórias chamam atenção para os programas jornalísticos da 

televisão que resistiam a ditadura militar, denunciando a repressão, e para as 

reportagens, entrevistas e comentários que provocaram reações destruidoras por parte 

dos militares. Há um enfoque na censura direta nas redações e nos problemas vividos 

pelos profissionais da época, alguns perseguidos e mortos. 

 

1. Telejornalismo da TV Excelsior: o primeiro censurado 
 

 O regime militar trouxe não só a censura aos telejornais como 

determinou o fim de emissoras contrárias a ele, foi o que ocorreu com a TV Excelsior. A 

empresa de comunicação ficou marcada como uma estação “Janguista3” porque o dono 

do grupo, Mário Simonsen, por interesses pessoais, dava apoio às iniciativas do governo 

para as reformas pretendidas. Entre as emissoras da época, a TV Excelsior era a que 

apresentava maior liberdade e criatividade no telejornalismo. Lançou programas em São 

Paulo e no Rio de Janeiro como: o Jornal da Cidade, A Marcha do Mundo, Show de 

Notícias e o Jornal de Vanguarda. 

 O telejornal A Marcha do Mundo era, um dos telejornais de maior 

audiência do gênero da época. O programa era apresentado por Kalil Filho, ex-
                                                
3 “janguista” vem de Jango, apelido do ex-presidente João Goulart, deposto com o golpe militar de 1964. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009 

 

 3 

apresentador do Repórter Esso na TV Tupi. Kalil Filho havia ficado famoso com o 

noticiário e, era a própria imagem do Repórter Esso. O telejornal Marcha do Mundo 

herdava a audiência e a fama do programa da Tupi em função da identificação  com o 

apresentador que era chamado de Sr Repórter Esso. 

O telejornal saiu do ar no momento em que o patrocinador, a 

Mercedes Benz do Brasil, não quis ser cúmplice no conflito da TV Excelsior com o 

regime militar. Uma das últimas reportagens do programa Marcha do Mundo foi a do 

dia 19 de março de 1964 - o dia da “Marcha da família com Deus pela liberdade” - onde 

os cinegrafistas da emissora eram orientados, a filmarem muito mais, as jóias das 

mulheres e as senhoras bem vestidas do que o evento. “Houve um telefonema da 

Mercedes cortando o patrocínio e era uma demonstração de que realmente estava no fim 

de uma era”. 4 

Relembrado, sempre na história do telejornalismo, como o melhor dos 

anos 60, o Jornal de Vanguarda ganhou todos os prêmios do Brasil e prêmios 

internacionais da época. Recebeu em 1964 o prêmio Ondas da Eurovisão, na Espanha, 

como o melhor telejornal do mundo. O telejornal foi considerado revolucionário no 

formato, rompeu com a linguagem radiofônica e foi o primeiro apresentado 

efetivamente por jornalistas. A equipe também tinha desenhista, caricaturista, humorista 

e comentarista político. Até 1962, os noticiários de televisão eram apresentados por 

locutores e redigidos por um pequeno número de pessoas, gente que vinha do rádio, e 

visualmente, todos os telejornais eram parecidos: uma cortina de fundo, uma mesa e a cartela 

com o nome do patrocinador. 

O Jornal de Vanguarda era totalmente irreverente para a época. 

Além de sátiras políticas com bonecos ainda havia comentários mordazes sobre a 

política brasileira antes do ‘boa noite’. O responsável pela editoria de política era o 

jornalista e humorista Sérgio Porto, conhecido no Diário Carioca pelo pseudônimo 

de Stanislaw Ponte Preta. No entanto, nem tudo era alegria para os jornalistas no 

Jornal de Vanguarda. O momento em que o país atravessava, em 64, fez o humorista  

chorar no estúdio. Um dia após o golpe (1º de abril de 1964) o cinegrafista do 

telejornal filmou, em película, um estudante sendo morto e o apresentador não se conteve. 

Era o início de um momento difícil para os jornalistas brasileiros. 

 O menino estava na porta do clube militar gritando “Jango, Jango, 
Jango” e aí um homem de terno, bigodinho fino  deu um tiro na cabeça 

                                                
4 LEMOS, João Batista. Em depoimento à autora. Brasília, novembro de 1999. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009 

 

 4 

do menino, o matou ali na rua. Esse filme nós colocamos no ar. Coloquei 
no peito. Uma hora depois estava lá o homem que deu o tiro, era um 
major do exército, junto com o general e o diretor da televisão. Eles 
queriam o filme. Eu já tinha tirado uma cópia do filme e já mandado para 
a Europa, para a França.5 
 

De fato, a censura não deixou mais o Jornal de Vanguarda prosseguir 

livremente. Com a perseguição à TV Excelsior, o programa foi obrigado a mudar de 

emissora. Passou pelas TVs Tupi, Globo, Continental e terminou na TV Rio. Em 

dezembro de 1968, no auge do AI-5, Fernando Barbosa Lima resolveu retirar o 

programa do ar, já que a censura o ameaçava, diariamente. O Banespa era o 

patrocinador do telejornal e Barbosa Lima teve que justificar com a diretoria do Banco a 

decisão da equipe. A última frase do jornal foi: “um cavalo de raça a gente  mata com 

um tiro na cabeça”. 

Depois do comício  da Central do Brasil – no dia 13 de março de 1964 

– em que  o presidente João Goulart assinou decretos de desapropriações de áreas 

improdutivas  e os telejornais veicularam imagens de cartazes que pediam legalidade ao 

partido comunista - aumentou a resistência ao governo e à TV Excelsior. Ao mesmo 

tempo, as outras emissoras, percebendo o que podia acontecer, afastavam-se, evitando 

reportagens que caracterizassem apoio ao Estado, o telejornalismo do grupo Simonsen 

começava a desaparecer por força do regime que se impunha . 

No dia 31 de março de 1964, no momento do golpe, a direção da 

televisão colocou no ar um slide dizendo que a partir daquele momento a TV Excelsior 

estava submetida às ordens do Dentel. Lemos (1999) conta que ficou sozinho na 

emissora e teve que tirar equipamentos para evitar uma destruição, caso a Excelsior 

fosse invadida. 
 Terminado o jornal não tinha nada na TV. Expliquei a situação para o 
Simonsen Filho e retirei todas as lentes. As máquinas ficaram lá. As lentes 
foram guardadas com cada um dos cinegrafistas. Desde o dia 19 já havia tido 
um afastamento gradual do Edson Leite e do Alberto Saad (diretores) e eu, 
no dia 31 de março, estava sozinho,  não tinha com quem confabular, com 
quem discutir.6 

 

Os espaços de produção de notícias eram fechados, amordaçava-se os 

profissionais que eram obrigados a sair da profissão. Depois do fechamento da TV 

Excelsior João Batista Lemos foi preso e ao ser libertado foi obrigado a ficar fora da 

                                                
5 LIMA, Fernando Barbosa.  Em depoimento à autora. Rio de Janeiro, novembro de 1999. 
6 LEMOS,João Batista. Em depoimento à autora. Brasília, novembro de 1999. 
 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009 

 

 5 

profissão e sem contatos com os profissionais, praticamente isolado e sem trabalho por 

cerca de três anos. Era a chamada “cassação branca”. 

 

2. Novas TVs, novos telejornais: a mesma censura 

 

 Nesta época, o regime ditatorial não fazia “vistas grossas” ao 

telejornalismo, no entanto, descuidava de algumas emissoras e programas que, na 

concepção dos generais de plantão não representavam mais perigo. Foi o que aconteceu 

em 1967 com a TV Tupi que acabou dando o maior “furo” de reportagem da sua 

história. Ao seguir para a Bolívia para cobrir o julgamento de Régis Debray7, a equipe 

da TV Tupi, por falta de dinheiro, desembarcou em Santa Cruz de La Sierra, já que o 

vôo era mais barato. Ali descobriu que Che Guevara estava em Valle Grande, uma 

cidade a 200 km de Santa Cruz. Seguindo o faro jornalístico, foi até o local, e  

encontrou  já o helicóptero que trazia o corpo do guerrilheiro. Foi uma imagem única 

em todo o mundo, um furo internacional. Só a TV Tupi, junto com o jornal dos Diários 

Associados, conseguiu pegar a cena do corpo de Che Guevara, porque depois ele foi 

enterrado em lugar, até pouco tempo, desconhecido (FIGUEIREDO, 1998). 

Com a censura, os telejornais se restringiam a exibir reportagens 

internacionais e institucionais. Na televisão, o Brasil era um país lindo, em paz e 

dinâmico. O próprio presidente na época, Emílio Garrastazu Médici, afirmava ver um 

país maravilhoso no Jornal Nacional. Era uma imagem falsa, como se não existisse 

crise social ou perseguição. A notícia só era divulgada se fosse liberada pela censura.  

 Para algumas emissoras não compensava driblar e desafiar a censura, 

pelo contrário, ser condescendente com o regime militar traria benefícios.  
...o Jornal Nacional veio nesse bojo, nesse negócio da ditadura. Aquilo de 
você poder dar a notícia aqui e lá no Amazonas. O cara ouvir a notícia que o 
General Tal queria  que saísse. Você vê que a Globo durante  toda a ditadura 
nunca deu notícia sobre tortura, prisão de estudante, de operário ou  de 
jornalista.8 

 

O Jornal Nacional foi inaugurado em 1º de setembro de 1969. Criado, 

neste período, utilizando-se da nova tecnologia de distribuição de sinal em rede 

nacional: o sistema de microondas. O telejornal instituía a “cabeça” de rede e passava a 

controlar as notícias exibidas para todo o Brasil. A idéia da Rede Globo era um 

                                                
7 Filósofo e jornalista francês que participou da guerrilha na Bolívia com Che Guevara. 
8 LIMA, F. B. Em depoimento à autora. Rio de Janeiro, novembro de 1999. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009 

 

 6 

programa diário, que entrasse ao vivo em vários estados, para estimular outras 

emissoras a se afiliarem à rede. O Programa proporcionou a integração do território 

nacional por meio da TV, aperfeiçoou tecnicamente o jornalismo diário, trouxe uma 

nova dimensão do repórter de rua, criou os núcleos regionais de telejornalismo, deu 

dimensão internacional com correspondentes próprios e formou os principais 

profissionais do setor (TÁVOLA, 1977, p.104). 

Em 1972, a Rede Globo buscava outro formato de telejornal com o 

objetivo de evitar o atrito com o regime militar, criava o Jornal Internacional, que ia ao 

ar no fim de noite. Apresentado por Heron Domingues, ex-locutor do Repórter Esso e 

ex-apresentador da Tupi, o telejornal dava as notícias internacionais, provenientes de 

agências, além de amenidades. Foi um dos primeiros telejornais a usar, no período mais 

opressor da ditadura, o comentário. No entanto, só eram comentadas, pelo colunista 

famoso Ibrahim Sued, matérias sociais.   

A política internacional, era o destaque do noticiário, e o assunto que 

agradava ao regime vigente no Brasil. Na noite do dia 09 de agosto de 1974, por 

exemplo, o telejornal foi o primeiro a noticiar a renúncia do ex-presidente Richard 

Nixon nos Estados Unidos, por causa do escândalo de Watergate. Foi também a última 

notícia de Heron, que morreu naquela noite. “Ele estava contente como um “foca” que 

acabasse de ver publicada no jornal sua primeira reportagem. Três horas depois, Alice-Maria me 

telefona: Heron Domingues acaba de morrer. Morreu do coração” (NOGUEIRA, 1988).  

Em 15 de junho de 1969, foi inaugurada a TV Cultura de São Paulo. O 

interesse político prevalecia na grade de programação e por isso, no início, não havia 

noticiário, porém os jornalistas trabalhavam para ver implantado o telejornalismo. A 

ideia era fazer, de vez em quando, documentários, na área internacional. Porém, mesmo 

assim, a equipe criada para fazer os programas enfrentou problemas e não pôde dar 

continuidade ao projeto. O jornalismo foi retirado dos planos da TV Cultura porque, no 

segundo documentário, sobre Portugal, foi citado o nome do líder da oposição, Mário 

Soares, que acabou tornando-se presidente do país (SOUZA, 2000). 

 

3 Silêncio Total no Telejornalismo 

 

No início da década de 1970, com o endurecimento do regime, uma 

parte que restava da oposição passava para a luta armada, no entanto, os grupos e líderes 

guerrilheiros eram destruídos - um a um. O veterano comunista Carlos Marighela era 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009 

 

 7 

morto em 1970 em uma armadilha da polícia de São Paulo e o ex - capitão Lamarca, 

assassinado em dezembro de 1971, na Bahia. “A guerrilha do Araguaia era massacrada e 

impedida de ser divulgada em 1972; quem pusesse a cabeça para fora era ameaçado, preso, 

sumiam com ele”. 9 

 O telejornalismo, embora mais maduro e estruturado, era impedido 

pela censura, de mostrar ao Brasil os atos de autoritarismo do governo. Proibições  

tornavam-se ameaças, podendo levar à prisão os responsáveis  e editores dos programas. 

Com os profissionais totalmente acuados só era possível fazer telejornalismo se as 

reportagens fossem favoráveis ao governo militar. Todas as notícias eram fiscalizadas e 

ninguém tinha liberdade para divulgar qualquer informação antes da autorização do 

militar que estivesse no comando da região, na qual estivesse instalada a emissora de 

TV, mesmo com a, já institucionalizada, autocensura. 

A TV Record só conseguiu noticiar a morte de Carlos Marighela 

porque o jornalista Murilo Antunes Alves estava acompanhado do general do exército. 

O repórter cobria uma solenidade do governo quando soube que o guerrilheiro havia 

sido morto em uma emboscada. O telejornal divulgou a matéria, porém apenas com a 

versão dos militares, como sempre acontecia10.  

 No caso da morte de Lamarca, a TV Tupi também não conseguiu dar 

a informação sem antes consultar um general do exército. A reportagem mostraria 

imagens arquivadas da época em que o guerrilheiro era capitão do Segundo Exército e 

treinava funcionários de um banco para usar armas:  

 
...nós tínhamos gravado uma sonora onde o capitão dizia “1, 2, 3, fogo!” Daí 
uma semana o Lamarca caiu na clandestinidade com um grupo de soldados e 
um caminhão de armamento e começou a matar. Quando foi morto pelas 
forças armadas lá na Bahia nós recebemos a notícia. Eu lembrava do filme 
que tínhamos feito, eu liguei para pedir ao General, senão ele tirava a estação 
do ar. Ele me proibiu.11 
 
Nesta época o jornalista ou proprietário de emissora que insistisse em 

não consultar ou não respeitar uma determinação da censura acabava demitido, preso e a 

emissora era tirada do ar temporariamente ou definitivamente. O repórter saía para fazer 

uma determinada reportagem e quando chegava na emissora,  aquele assunto já estava 

proibido. As redações normalmente exibiam um mural com as proibições. Diariamente, 

                                                
9 NOGUEIRA, Rose. Em depoimento à autora. São Paulo, setembro de 1999. 
10 ALVES, Murilo Antunes. Em depoimento à autora. São Paulo, setembro de 1999. 
11 SAMPAIO, Walter. Em depoimento à autora. Santos, setembro de 1999. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009 

 

 8 

ligavam da Polícia Federal dando a lista dos assuntos censurados. Muitas vezes, os 

profissionais da redação só ficavam sabendo que tinha acontecido o fato depois da 

proibição (SOUZA, 2000). 

Em 1971, embora os profissionais vivessem momentos duros de 

repressão e censura a TV Cultura colocava no ar o primeiro noticiário da emissora 

pública e os profissionais buscavam alternativas para driblarem as proibições. O 

programa Foco na Notícia foi um exemplo. Lançado como programa semanal que 

resumia os principais acontecimentos da semana, logo passou a ser diário com notícias e 

discussão. Em 1972, o programa, dirigido por Fernando Pacheco Jordão passou a se 

chamar A Hora da Notícia e apresentava também reportagens especiais de denúncia. 

Chegava-se a produzir material bem elaborado, com filmes de até 10 minutos – uma 

raridade no telejornalismo_ acostumado com reportagens de um minuto e meio 

  
...comecei a filmar os menores abandonados, tema inédito na TV brasileira, 
menor delinqüente, miséria. Até ganhei o apelido de ‘repórter periferia’, já 
que todos queriam entrevistar o governador, o dirigente da FIESP, o 
presidente etc.  Essas pessoas não eram assunto, não faziam parte. Com 
o novo estilo de reportagem, o telejornal começava com índice zero e 
acabava alcançando até 5 pontos (ANDRADE, 1997, p.107). 
 
O programa, embora a época fosse de censura e a TV Cultura, do 

Estado, o telejornal se caracterizava pela inexistência da autocensura. Os produtores se 

limitavam a obedecer a regra da censura e muita informação acabava passando pelas 

“brechas”. “Não pode falar no D. Helder, não pode falar a palavra crise e não pode dar o 

assalto tal e o resto podia, de repente entrava uma notícia que balançava muito mais do 

que aquilo que eles tinham censurado, exatamente porque a censura era burra”.12 

Como o telejornal era o único que mostrava a realidade brasileira 

passou a incomodar, até que a TV Cultura foi interditada. Em março de 1974, toda a 

equipe que fazia o telejornal A Hora da Notícia foi desmanchada. Fernando Pacheco foi 

demitido e, no ano seguinte, o jornalista Wladimir Herzog foi morto nas dependências 

dos órgãos de repressão do governo militar. “As demissões aconteciam por pressão dos 

militares ao governo estadual ou à própria direção da TV Cultura”. 13  

Herzog tinha sido preso com um grupo considerado comunista, e, em 

todo grupo, um deveria morrer, além disso, era da TV Cultura e sabia que estava sendo 

                                                
12 NOGUEIRA, Rose. Em depoimento à autora. São Paulo, setembro de 1999. 
13 JORDÃO. Fernando  Pacheco em depoimento à autora. São Paulo, outubro de 1999. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009 

 

 9 

visado. Ele, como vários jornalistas também recebeu o “convite” para se apresentar no 

quartel, e  se apresentou no dia em que foi convocado.Os jornais e TVs foram obrigados 

a divulgar a notícia de acordo com a nota da assessoria do DOI – CODI – Departamento 

de Operações e Informações – Centro de Operações e Defesa Interna: “Comunista se 

enforca na prisão” (RIBEIRO, 1998, p.135).  

 

3.5 Tentativa de Reação dos Telejornais 

 

Em 1974, com a mídia e a sociedade amordaçadas – vítimas do AI-5 – 

só alguns jornalistas mais ousados arriscavam uma ou outra reportagem diferente, 

mesmo que esta pudesse levá-los à prisão. A população também tinha muito medo e por 

isso, nunca emitia opinião. Nessa época, a TV Cultura até tentou ouvir o povo na rua 

sobre a indicação para a Presidência da República do General Ernesto Geisel pelo 

presidente Médici, porém, acabou registrando só o temor no olhar e na voz das pessoas. 

Com a entrada do quarto presidente do Regime Militar o sistema 

político voltava a respirar e buscar fôlego. O presidente Geisel já pensava em promover 

a “abertura”, pois a oposição aos militares havia crescido muito. O movimento 

estudantil voltava às ruas, promovendo assembléias e passeatas, enquanto alguns 

sindicatos se reorganizavam e ganhavam força. Os sindicatos do ABC paulista 

promoveram, nesta época, uma greve que se estendeu a outras cidades do estado de São 

Paulo. Era a primeira vez, desde 68, que ocorria uma greve de tal proporção. 

No entanto, continuava forte a censura à informação. As forças 

conservadoras mostravam que não pretendiam abrir mão de mudanças radicais. O DOI 

– CODI continuava com as torturas e centralizava serviços de repressão política social. 

Menos de três meses depois da morte de Herzog, morria, no mesmo local, o operário 

Manuel Fiel Filho. 

 O Globo Repórter, programa semanal de reportagens, havia estreado 

em março de 1973. Um grupo de produtores do programa, em São Paulo, trazia para a 

televisão uma nova proposta para driblar a censura: reportagens de denúncias 

utilizando-se da linguagem do cinema, da ficção. Nesta fase, o jornalista Georges 

Bourdoukan produziu documentários sobre a poluição dos rios, por produtos químicos, 

e alertava as pessoas para não comerem peixes de rios em cujo leito se depositava o 

mercúrio. Fazia também reportagens sobre as más condições dos trabalhadores, 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009 

 

 10 

principalmente os que trabalhavam na produção de borracha e carvão (BOURDOKAN, 

1997). 

Em 1978, João Batista de Andrade fez um documentário sobre um 

bandido mirim chamado Wilsinho Galiléia que, quando fez 18 anos, foi morto pela 

polícia. Era um longa metragem, que acabou sendo dividido para passar em dois 

programas do Globo Repórter. Mas a Rede Globo não conseguiu liberar o filme que 

estava proibido pela censura. Jordão revelou que os programas produzidos naquela 

época misturavam ficção e reconstituição. O filme sobre o Wilsinho Galiléia era um 

documentário forte politicamente e foi o primeiro a utilizar-se do chamado Talk drama. 

Além desta, muitas outras reportagens não foram para o ar. No ano seguinte, por 

exemplo, a equipe preparou um documentário sobre a greve dos metalúrgicos no ABC. 

O programa nunca foi para o ar, só que dessa vez o veto foi do próprio Roberto 

Marinho, evidenciando que a censura trocava de mãos14 

Com a Lei da Anistia, em 1979, suspendendo as penalidades impostas 

aos opositores do regime militar, foram libertados os últimos presos políticos e os 

exilados puderam voltar ao Brasil. Nessa época, organizavam-se os  novos partidos, 

como o PMDB e o PT. 
...o projeto de abertura do governo era considerado muito lento pelos 
movimentos sociais e pelos partidos que lutaram pela redemocratização. Por 
outro lado, era temido pelas forças conservadoras que se identificavam com 
o governo e estavam comprometidos com a continuidade do regime militar 
(FERREIRA 1995, p.408). 
 
Com o abrandamento da censura militar os programas jornalísticos da 

TV voltavam na tentativa de formação de uma consciência coletiva nacional. Os 

telejornais deixavam de ser somente informativos e passaram a discutir idéias e 

opiniões. Importantes programas de entrevistas ou debates surgiram ao longo da década; 

outros, censurados nas décadas passadas, voltaram expressando temas que traduziam o 

pensamento intelectual brasileiro. O programa Abertura – com uma hora e meia de 

entrevistas e reportagens sobre os principais acontecimentos da semana – estreou no dia 

4 de fevereiro de 1979, na TV Tupi, às dez e meia da noite. Era produzido por jornalistas 

no Rio e dirigido por Fernando Barbosa Lima.  

Fernando Barbosa Lima levou para o Abertura especialistas como: 

João Saldanha, Newton Carlos, Villas Boas e Glauber Rocha, além de Tarcísio 

Holanda: 
                                                
14 JORDÃO, Fernando Pacheco. Em entrevista à autora. São Paulo, outubro de 1999. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009 

 

 11 

 
... era um programa de quadro, cada um fazia seu quadro. Eu dava ampla 
liberdade, eu dizia o quadro é seu, você fala o que quiser, e a não censura 
tem que começar desde o programa. Para o Glauber Rocha eu dizia: você 
faz o que você quiser, eu te dou a câmera e você vai dirigir inclusive o seu 
quadro, agora tem uma coisa, eu só vou editar porque eu sei que você vai 
fazer muita loucura. Eu só vou editar para colocar a coisa na ordem para o 
público entender, o Glauber topou, trabalhamos juntos dois anos sem nunca 
ter tido um problema.15 
 

O diretor do Abertura entrevistou estudantes, jornalistas, escritores e 

muitos operários. Mas, nem sempre as entrevistas eram no estúdio. Certa vez, o 

jornalista Tarcísio Holanda entrevistou o ministro Jarbas Passarinho, que naquele tempo 

era ministro da ditadura, em um carro conversível, passeando e mostrando a paisagem 

de Brasília. O jornalista Roberto D’Ávila era o correspondente internacional do 

programa. Em uma edição especial, entrevistou os filhos dos exilados que não 

conheciam o Brasil. No entanto, como o momento não era tão aberto como se 

imaginava, o programa Abertura teve problemas com o patrocínio do governo e não 

teve como sobreviver.  

A primeira metade da década de oitenta ainda estava sob o regime 

militar. A crise econômica crescia significando desemprego e queda de poder aquisitivo 

comprometido pela inflação. O presidente Figueiredo dava prosseguimento à política de 

abertura e deixava claro que pretendia voltar à democracia, só que ainda sob o controle 

do Executivo. Foi neste contexto que cassou a primeira emissora de televisão no Brasil.  

O texto, sobre a cassação da concessão da TV Tupi e o encerramento das atividades, fez 

parte do script do último telejornal elaborado por Rubens Furtado no dia 18 de julho de 

1980.  

 
Na realidade, quando cassaram, era para dar para a editora Abril e para o 
Jornal do Brasil. Abriram a concorrência e aí entraram vários concorrentes e 
Aconteceu muita coisa. A revista Veja publicou uma matéria muito 
desagradável sobre o Figueiredo, dizendo que ele gostava mais de cavalos do 
que de gente e teve uma repercussão muito grande e aí tiraram da Abril.16 
 

A trajetória de liberdade ainda iniciante demorou a resgatar a 

completa autonomia dos programas jornalísticos de televisão. Mesmo após a já 

declarada “abertura” muitos telejornais, considerados subversivos, foram impedidos de 

                                                
15 LIMA, Fernando Barbosa. Em entrevista à autora. Rio de Janeiro, novembro de 1999. 
16 FURTADO, Rubens. Em depoimento à autora. Novembro de 1999. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009 

 

 12 

continuar. A TV. comercial, dependente do patrocínio, não conseguia retomar a 

confiança de empresas e conseguir apoio para colocar seus telejornais no ar. Jornais e 

publicações ainda eram recolhidos e as bancas sofriam atentados. Em 30 de abril de 

1981, a explosão da bomba no Riocentro era a prova de que a abertura ainda enfrentava 

resistência no seio do governo e a total liberdade de expressão tinha muito que 

percorrer.  
 
 
REFERÊNCIAS 
 
 
ANDRADE, João Batista in SQUIRRA, Sebastião.  Telejornalismo Memória 1 ECA/USP.  
São Paulo, 1997.  
 
BOURDOKAN, George in SQUIRRA, Sebastião.  Telejornalismo Memória 1 ECA/USP.  São 
Paulo, 1997.  
 
CARNEIRO, Maria Cecília Ribas; Silva, Hélio. Os Presidentes. São Paulo : Comunicação 
Três, 1983.  
 
FERREIRA, Olavo Leonel.  História do Brasil.  São Paulo : Ática, 1995.  
 
FIGUEIREDO, Armando in RIBEIRO, José Hamilton. Jornalistas: 1937 a 1997: História da 
Imprensa em São Paulo. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1998. 
 
NOGUEIRA, Armando. A última notícia de Heron. Revista Imprensa, São Paulo, p.16, julho 
1988 
 
RIBEIRO, José Hamilton. Jornalistas: 1937 a 1997, São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 
1998. 
 
SOUZA, Florentina N. Alguns Momentos dos 50 anos do Telejornalismo no Brasil: São 
Paulo, USP, 2000. 
 
TÁVOLA, Artur da. Os Cincos M arcos na História do Telejornalismo no Brasil.  O Globo, 
30 ago. país,  p.4. 1977. 
 
 


