XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT7.2642-1


IJ: Intercom Júnior – Comunicação, Espaço e Cidadania

POLÍTICAS PÚBLICAS E COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: A RELAÇÃO ENTRE A ALCOA E A POPULAÇÃO LOCAL DE JURUTI਍ഀ

Raphaella Marques de Oliveira (Universidade Federal do Pará); Janine de Kássia Rocha Bargas (Universidade Federal do Pará)

Resumo

O processo de desflorestamento da Amazônia brasileira intensificou-se a partir das décadas de 1960 e 1970, com a implantação de políticas governamentais de integração regional. No Pará, grandes empresas mineradoras encontraram o substrato perfeito para sua instalação. Este paper se propõe, então, a refletir sobre a relação de empresas e populações locais num contexto que envolve políticas públicas e a configuração da comunicação. Como exemplo, a Alcoa Mina de Juruti e o município do oeste do Pará. Diante disso, acredita-se que a comunicação é, de fato, uma importante ferramenta no que tange um de seus papéis sociais: o de levar uma determinada mensagem a um determinado público. Por outro lado, observa-se a existência de um papel comercial, no sentido de garantir a imagem empresarial do cliente, com fins lucrativos tanto para as empresas, quanto para as agências de comunicação.


Palavras-chave:  Comunicação, Amazônia, Empresas, Políticas Públicas, Alcoa
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