XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-SC.2599-1


DT8: DT 8 – GP Semiótica da Comunicação

O ATO DE FUMAR NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO ETHOS

Hilton Castelo (Universidade Positivo)

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar imagens do enunciador e do co-enunciador em um discurso de natureza verbal e não-verbal que tenha o cigarro como elemento comunicacional emblemático, sustentando-se na sintaxe do ver, conforme Landowski, e na teoria do ethos, na perspectiva de Eggs, Amossy e Maingueneau. Para tanto, a partir de foto jornalística veiculada numa coluna social do jornal Folha de S.Paulo, discute-se os regimes de visibilidade, a construção do ethos e sua força comunicacional, a cena da enunciação e o valor indicial do fumo. Para, assim, analisar o ato de fumar, em perspectiva comunicacional, no que se chama aqui de ethos rebelde burlesco em situação de "não querer não ser visto", utilizado como estratégia cômica de confronto a um determinado contexto histórico-social.


Palavras-chave:  Regimes de visibilidade, Ethos, Cena da enunciação, Cena da enunciação
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