XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-CR.2556-1


DT7: DT 7 – GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local

JORNALISMO COMPLEXIFICADO: AS ESTRATÉGIAS DE RELACIONAMENTO DAS EMPRESAS JORNALÍSTICAS DO VALE DO RIO PARDO/RS

Fabiana Quatrin Piccinin (Universidade de Santa Cruz do Sul); Pedro Piccoli Garcia (Universidade de Santa do Sul); Carina Weber (Universidade de Santa Cruz do Sul)

Resumo

O estudo aborda as mudanças pelas quais a produção jornalística tem passado, especificamente as novas relações que os veículos de comunicação têm estabelecido com o público consumidor da informação. Parte de um cenário de alta competitividade e de novos aportes tecnológicos que geram modificações no fazer jornalístico tais como a reestruturação de processos, a eliminação de etapas e a nova dimensão dada às questões de espaço e tempo na produção e na distribuição do conteúdo. Esse cenário resulta em uma complexificação dos papéis de emissão e recepção de informações na realidade midiática, identificado, inclusive, do Vale do Rio Pardo/RS. Relaciona-se ao desenvolvimento na medida em que a mídia é uma das principais instituições que constrói a agenda pública e mobiliza os atores sociais.


Palavras-chave:  Jornalismo, Desenvolvimento Regional, Jornalismo Cidadão
਍ഀ