XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-PE.2542-1


DT6: DT 6 – NP Produção Editorial

PERDOA-ME POR ME TRAÍRES: CENSURA, TEATRO, FILME E LIVRO

Barbara Heller (Universidade Paulista)

Resumo

Perdoa-me por me traíres, de Nelson Rodrigues, foi um de seus textos que mais recebeu pareceres censórios. Escrito em 1957, foi censurado na íntegra em São Paulo, mas chegou a ser encenado no mesmo ano no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi publicado em livro diversas vezes desde os anos 60 até 2004, ano de sua mais recente edição. Em 1983, ganhou versão cinematográfica, sob a direção de Braz Chediak. Neste artigo pretendemos analisar as mediações entre os censores e um grupo de autores que, ainda em 1957, defendia a liberação da peça em São Paulo, bem como a passagem do texto original para outros meios: filme e livro. Para isso, nos apoiaremos nos conceitos de “mediação” e “institucionalidade”, propostos por Jesus Martin-Barbero, em sua obra Dos meios às mediações, e nos estudos sobre censura no Brasil


Palavras-chave:  censura, texto, livro, filme, Perdoa-me por me traíres
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