XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-CT.2515-1


DT8: DT 8 - GP Comunicação, Turismo e Hospitalidade

AÇÕES COMUNICACIONAIS E TRANSPORTE AÉREO NO BRASIL: ਍ഀ OS PASSOS INICIAIS DA VARIG਍ഀ

Susana de Araújo Gastal (UCS/PUCRS)

Resumo

A aviação comercial foi implantada no Brasil a partir da década de 1920. Na falta de capitais financeiros disponíveis para os empreendimentos e considerando-se que os aviões transportavam de dois a seis passageiros, ou seja, este serviço não cobria seus custos de implantação e manutenção, o governo utilizou a outorga de concessão de serviços postais, para viabilizar as empresas. Assim, a Varig e outras, foram autorizar a emitir selos postais. Os selos ainda são poucos estudados como peça comunicacional, mesmo que possuam um mercado internacional de circulação, portanto, com possibilidades comunicacionais, considerável. O presente artigo analisa essa e outras ações comunicacionais realizadas naquele momento, buscando desenhar suas relações de divulgação e contribuição a constituição do campo do transporte aéreo brasileiro.਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  Comunicação, Turismo, Comunicação Turística, Selos Postais, Varig
਍ഀ