XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CD.2513-2


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação

MÍDIA E EDUCAÇÃO: RELENDO A INTERFACE DOS CAMPOS A PARTIR DE USOS E APROPRIAÇÕES DA MÍDIA DIGITAL POR ALUNOS EM ESCOLAS

Sandra de Fátima Pereira Tosta (PUC - Minas Gerais)

Resumo

A mídia digital está presente no território escolar. Quais os significados desta presença e os possíveis aprendizados decorrentes de sua apropriação e uso da mídia por jovens alunos no cotidiano escolar, alterando as formas tradicionais desse processo e inserindo novos elementos ainda pouco reconhecidos pelas escolas e educadores, foram as perguntas que se buscou responder neste ensaio. A discussão e análise da temática, na perspectiva da interface entre mídia e educação, fundamentaram-se nos resultados de duas pesquisas realizadas com adolescentes e jovens alunos do ensino fundamental e médio de uma escola pública e de uma escola da rede privada de Belo Horizonte/MG, onde a circulação dos conteúdos simbólicos da mídia e a presença de equipamentos digitais em seu ambiente eram uma realidade por demais evidente.


Palavras-chave:  Mídia, Educação, Escola, Aprendizagem
਍ഀ