XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-CT.2511-1


DT8: DT 8 - GP Comunicação, Turismo e Hospitalidade

CAMINHOS POSSIVEIS NA ANÁLISE DISCURSIVA DA PUBLICIDADE IMPRESSA TURÍSTICA NO MUNICÍPIO DE ITACARÉ/BA

Pricilla de Souza Andrade (UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO)

Resumo

Esta pesquisa analisa o discurso utilizado, tanto textual, quanto imagético, na publicidade impressa, sobre a cultura popular em Itacaré/BA. Itacaré é divulgada nas mais diferentes mídias, como a terra das belezas naturais, dos passeios ecológicos, dos esportes de aventura e radicais, como o rafting, o rapel ou a tirolesa. A cultura popular e a memória são mostradas com pouca ênfase. Suas manifestações vão sendo deixadas a um plano secundário, pela difusão do turismo. A propaganda impressa, dos meios de hospedagem representa um direcionamento para o visitante que chega a qualquer destino. O município de Itacaré/BA possui uma comunidade atuante culturalmente, no entanto, pouco é citada na publicidade dirigida aos turistas, não havendo, portanto, um planejamento efetivo que leve em conta a sua promoção, na qual essa população se veja contemplada.


Palavras-chave:  turismo, publicidade impressa, discurso, meios de hospedagem, manifestações culturais
਍ഀ