XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT4-AV.2479-1


DT4: DT 4 – NP Audiovisual

MALHAÇÃO E A REPRESENTAÇÃO MIDIÁTICA DA JUVENTUDE BRASILEIRA

Lidia Miranda Coutinho (Universidade do Estado de Santa Catarina)

Resumo

Nesta pesquisa investigamos como a representação midiática de jovem produz endereçamentos e influencia o consumo cultural do programa televisivo Malhação, e como adolescentes de 5ª a 8ª séries, de diferentes classes e contextos sociais, consomem e ressignificam as mensagens. Como referencial teórico-metodológico adotamos a teoria latino-americana das múltiplas mediações e o enfoque integral da audiência, os estudos culturais, a teoria dos modos de endereçamento e das representações midiáticas e como metodologia questionário e entrevistas coletivas. Foi possível concluir que a televisão permanece uma das principais fontes de lazer e informação para adolescentes, sendo as telenovelas seus programas prediletos; Malhação produz endereçamentos extremamente focados no público-alvo interpelando-o, a partir da representação midiática de um adolescente modelo, socialmente valorizado.


Palavras-chave:  representação midiática, consumo cultural, adolescentes, Malhação, telenovela
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