XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT5-CI.2472-1


DT5: DT 5 - GP Cibercultura

TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E CAPACITAÇÃO COGNITIVA NA CIBERCULTURA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS SERIADOS O INCRÍVEL HULK E HEROES

Fátima Cristina Régis Martins de Oliveir (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Alessandra Cristina da Silva Maia Cardoso Monteiro (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Daniela Martins Silva de Almeida (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); José Carlos Messias Santos Franco (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Juliana Fernandes da Silva Souza (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Mariana Ferreira de Aguiar (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo

As Tecnologias de Informação e de Comunicação deflagraram transformações no sistema de mídias que têm estimulado a capacitação cognitiva em seus usuários (JOHNSON, 2005; ANDERSON, 2006; JENKINS, 2008). A maioria dos estudos adota uma abordagem macro-social, deixando uma lacuna sobre quais são essas competências cognitivas e como atuam sobre as práticas comunicativas. O objetivo de nossa pesquisa é adotar uma perspectiva “micro”, que por meio de análise comparativa de produtos culturais possibilite um levantamento das mudanças nas habilidades cognitivas requeridas e estimuladas pela cibercultura. Neste artigo, são apresentados dados iniciais resultantes da aplicação da metodologia da pesquisa na análise comparativa entre duas séries de TV: O Incrível Hulk - 1977 (fase inicial da cibercultura / antes da “explosão” das tecnologias digitais) e Heroes - 2006 (em plena cibercultura).


Palavras-chave:  Cibercultura, Entretenimento, Seriados de TV, Competências Cognitivas
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