XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:GP-RP.2465-1


DT3: DT 3 - GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

POLÍTICAS PÚBLICAS DE COMUNICAÇÃO: O DESAFIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Vanda Cunha Albieri Nery (Universidade Federal de Uberlândia); Dalira Lúcia Cunha Maradei Carneiro (Universidade Federal de Uberlândia)

Resumo

O trabalho propõe a discutir a trajetória da comunicação organizacional e a importância de sua implementação nas instituições, quer sejam de caráter público ou privado, para o estabelecimento de canais efetivos, ágeis e eficientes, de ligação com seus diversos públicos.਍ഀ Partindo da constatação de que na sociedade contemporânea, a comunicação organizacional deve pautar-se pela visão integrada, com as ações e estratégias comunicacionais remetendo-se ao conjunto de diretrizes, valores e princípios da Instituição, busca-se apresentar uma síntese da experiência de criação da área de comunicação na Universidade Federal de Uberlândia, na década de 1980, até a construção de sua política de comunicação, integrada à política de administração da Instituição, em 2008. Teorias de comunicação organizacional e de comunicação integrada sustentam a análise.਍ഀ


Palavras-chave:  comunicação organizacional, políticas de comunicação, gestão pública, universidade, sociedade
਍ഀ