XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:GP-RP.2446-3


DT3: DT 3 - GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

IMAGEM E DISCURSO: O ETHOS DOS CANDIDATOS À PREFEITURA DE BELO HORIZONTE NA ELEIÇÃO MUNICIPAL DE 2008 PRESENTE NAS MATÉRIAS VEICULADAS PELO JORNAL ESTADO DE MINAS.

Virgínia Borges Palmerston (Centro Universitário de Belo Horizonte)

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em 2008, por meio da Análise do Discurso, que buscou verificar como foi construída a identidade dos candidatos nesse ano eleitoral, tomando como base o ethos dos políticos presente nas matérias, ou seja, a imagem deles próprios refletida no discurso, por meio da utilização de signos, qualificativos,entre outros recursos utilizados . Os resultados obtidos apontam que o discurso dos políticos funciona como uma estratégia para passar uma impressão favorável ao eleitor, o que poderia contribuir com a visibilidade do candidato ou para a adesão desse eleitorado ao projeto político. Desse modo, o relações-públicas tem em mãos um eficiente instrumento para verificar a identidade de seu assessorado político e, partir daí, observar na recepção se a imagem deste político é coerente com sua expectativa.


Palavras-chave:  Relações Públicas, Identidade, Imagem, Análise do Discurso, Ethos
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