XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT4-AV.2441-1


DT4: DT 4 – NP Audiovisual

SALÒ - RITOS DE PODER E CONTROLE NO ÚLTIMO FILME DE PASOLINI

Flavio Costa Pinto de Brito (Pontificia Universidade Catolica)

Resumo

Este artigo pretende analisar o filme Saló, ou 120 dias de Sodoma (Salò, o 120 giornate di Sodoma) realizado em 1975 pelo diretor italiano Pier Paolo Pasolini (1922-1975), com o intuito de observar os distintos ritos de poder e controle que podemos encontrar no texto original de Sade, na opção de Pasolini em adaptar este universo para a República de Salò, nas referências utilizadas pelo diretor, no período e no contexto em que o filme foi feito e nas conseqüências funestas geradas pela atualização destes ritos que ocasionou o violento assassinato de Pasolini e um longo e profundo silêncio sobre as razões deste homicídio. Ritos de crueldade e luxúria. Ritos de conivência e barbárie. Ritos de conivência e omissão. Ritos de contínua e requintada reatualização que ultrapassam as páginas e películas de ficção para revigorar a anarquia do poder e de sua recorrente impunidade.


Palavras-chave:  Cinema, Controle, Poder, Pasolini, Salò
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