XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-MC.2409-1


DT7: DT 7 – GP Mídia, Cultura e Tecnologias Digitais na América Latina

MÚSICA NA PERIFERIA: AS ROTINAS PRODUTIVAS DO TECNOBREGA DE BELÉM, DO PARÁ

Mauro Celso Feitosa Maia (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)

Resumo

Este estudo aborda a emergência da indústria cultural, personificada na música do਍ഀ tecnobrega de Belém, do Pará no cenário cultural local e brasileiro, em que destaca a਍ഀ análise das “rotinas produtivas” de seu processo de elaboração e difusão. Define a਍ഀ expressão música midiática, a fim de reconhecer os parâmetros de compreensão para a਍ഀ música no estágio atual da cultura midiática e suas implicações como categoria de਍ഀ análise. Como metodologia, articula as noções de indústria cultural e mediações਍ഀ sociotécnicas e midiáticas, associadas entre si segundo processos comunicacionais. A਍ഀ hipótese é de que o estatuto da música midiática representa a versão autonomizada da਍ഀ “música popular de massa”, gênero indicado pela indústria cultural.


Palavras-chave:  Comunicação, Indústria Cultural, Música Midiática
਍ഀ