XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-TC.2399-1


DT8: DT 8 – NP Teorias da Comunicação

COMUNICAÇÃO E TRABALHO: DILEMAS E DESAFIOS DO COMUNICADOR

Roseli Aparecida Fígaro Paulino (ECA-USP)

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa: As mudanças no mundo do trabalho nas empresas de comunicação realizada, entre 2006 e 2008, com profissionais de grandes empresas brasileiras de comunicação. Por meio de uma metodologia que combina métodos quantitativos e qualitativos, analisou-se o perfil de uma amostra de profissionais de comunicação, selecionados por conveniência de cargo e/ou função na empresa de comunicação (publicitária e editorial). Os resultados apontam que o profissional tem alto nível de escolarização, trabalha em pequenas equipes de multifuncionais, em ritmo acelerado, durante longa jornada de trabalho. Eles tratam a informação como mercadoria e commodity, como o negócio mais promissor da contemporaneidade. As pessoas são tratadas como consumidoras. Faz-se sugestão no sentido do aprimoramento da formação humanística destes profissionais.


Palavras-chave:  comunciação, mundo do trabalho, perfil profissional, cidadania, direito à informação
਍ഀ