XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:GP-RP.2382-1


DT3: DT 3 - GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

ASSESSORIA DE IMPRENSA IMAGINADA

Basilio Alberto Sartor (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Rudimar Baldissera (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

O artigo apresenta reflexão sobre a assessoria de imprensa imaginada, na perspectiva da comunicação organizacional, atualizada por assessorados e jornalistas. Utiliza-se de pesquisa de campo com assessorados e jornalistas de mídia, do Estado do RS. Compara os imaginários possíveis de identificar nas marcas de linguagem presentes nas repostas dos entrevistados para compreender implicações desse(s) imaginário(s) no fazer do assessor. Indica que assessorados tendem a imaginar a atividade como instrumento de visibilidade para fins mercadológicos e/ou construção de imagem-conceito, enquanto jornalistas atribuem à atividade o papel de servir à produção de notícias. Infere que, além de usar técnicas de jornalismo e relações públicas, o assessor, para garantir a visibilidade do assessorado, precisa atuar como co-produtor de conteúdos jornalísticos.


Palavras-chave:  Comunicação Organizacional, Assessoria de Imprensa, Jornalismo, Relações Públicas, Imaginário
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