XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT4.2353-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Audiovisual

ARTE E INDÚSTRIA CULTURAL: UMA ANÁLISE DOS DIFERENTES PAPÉIS DO CINEMA

Bruna Cardoso de Oliveira (Universidade Cat�lica de Bras�lia)

Resumo

Express�o da identidade moderna, o cinema passou por in�meras transforma��es e organiza��es que contribu�ram para sua manuten��o dentro do sistema capitalista. Ao estruturar-se como uma ind�stria de grande porte, cheia de hierarquias e divis�es de trabalho, um questionamento entrou em discuss�o: e a sua legitimidade art�stica? Arte e ind�stria ocupam seus devidos espa�os dentro da sociedade contempor�nea, como compreender esse meio que transita entre essas realidades? Ao escolher para an�lise, especificamente, o cinema em sua forma art�stica e sua forma industrial, buscamos conhecer o que gerou essas classifica��es e identificarmos se � ou n�o v�lida a exclus�o de uma defini��o em detrimento da outra.


Palavras-chave:  Cinema, ind�stria cultural, arte, comunica��o
਍ഀ