XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT4.2351-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Audiovisual

AS ARMADILHAS DA VISIBILIDADE: PODER, VIGILÂNCIA E CUIDADOS DE SI NA TV

Júnia Cristina Ortiz Matos (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)

Resumo

A partir da análise da terceira edição do programa Fama, transmitido pela TV Globo e pela Multishow em 2004, este trabalho tem como objetivo estudar as transformações do sujeito na mídia, em meio a ferramentas utilizadas neste processo. Inspirado no programa espanhol “Operação Triunfo”, o programa tinha como lema a busca do estrelato, no intuito de revelar novos talentos para o cenário da música nacional. Buscamos compreender a constituição dos sujeitos na mídia e os dispositivos de poder que compõem esta construção, utilizando como ferramenta os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso de orientação francesa, fundamentada nos postulados de Michel Foucault. O objetivo é investigar como se constroem os sentidos na mídia, diante da transformação de pessoas comuns em celebridades.


Palavras-chave:  discurso, fama, vigilância, corpo, mídia
਍ഀ