XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT5-CI.2346-1


DT5: DT 5 - GP Cibercultura

ALICE ATRAVÉS DOS NEURÔNIOS-ESPELHO: EMPATIA E PERSONAGENS AUTÔNOMOS NOS VIDEOGAMES਍ഀ

Renata Correia Lima Ferreira Gomes (centro universitário senac)

Resumo

O presente artigo descreve as bases para uma nova abordagem conceitual para análise e construção dos personagens autônomos nos videogames, estes entendidos como os agentes de software diegeticamente implicados como personagens e corporalmente presentes no espaço do jogo. Para tanto, descrevemos o conceito de empatia, a partir das estruturas corticais conhecidas como neurônios-espelho, e sua implicação para as habilidades de leitura de personagens nas narrativas “não-participativas”, descrevendo, a partir daí, um novo “ciclo de empatia” inaugurado pelos games, no que diz respeito à relação interator-personagem. Acreditamos que essa nova relação, que parte do interator, vai ao personagem, mas volta ao interator, abre caminho para uma nova compreensão da narrativa como forma expandida levada a cabo pelos videogames.


Palavras-chave:  videogame, narrativa, empatia, personagem, neurônios-espelho
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