XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:GP-RP.2342-1


DT3: DT 3 - GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

IMAGENS, IMAGEM E PESQUISA DE IMAGEM

Luiz Carlos Assis Iasbeck (Universidade Católica de Brasília)

Resumo

Os estudos da imagem ganham a cada dia mais relevância no mundo acadêmico, ao tempo em que se tornam imprescindíveis ao planejamento da comunicação nas organizações públicas e privadas. Investir na complexidade que se esconde por detrás das expressões de imagem demanda uma incursão semiótica pelos porões da produção de sentido, ao mesmo tempo que exige do estudioso e do pesquisador humildade suficiente para entender que a imagem é uma formulação do outro, daquele que recebe os estímulos do discurso e reage de modo interpretante. Recursos semióticos podem aperfeiçoar as aferições de imagem e tornar mais produtivas a coleta e análise de dados, de modo a gerar menor grau de incerteza e maior diretividade na formulação de estratégias discursivas. ਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  Imagem Corporativa, Pesquisa de Imagem, Iconologia, Imagem Organizacional
਍ഀ