XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-CR.2316-1


DT7: DT 7 – GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO: MANIPULAÇÃO E PERSUASÃO NAS PÁGINAS DO CORREIO POPULAR਍ഀ

Wanderley Florêncio Garcia (Universidade Metodista de Piracicaba)

Resumo

Este trabalho analisa a cobertura do Orçamento Participativo de Campinas feita pelo jornal Correio Popular, publicado pela Rede Anhanguera de Comunicação. O programa, também chamado de OP, prevê a participação popular para definir onde serão investidos os recursos da Prefeitura de Campinas, no estado de São Paulo. O período analisado é de 2001 a 2004, quando as decisões do OP tinham caráter deliberativo. Para fazer a análise, foram observados os padrões de manipulação da imprensa definidos por Perseu Abramo e também a análise retórica, identificando nos textos suas intenções persuasivas. À luz do conceito de hegemonia de Antonio Gramsci, percebeu-se que a cobertura do OP foi claramente manipulada para levar os leitores a crer no fracasso do programa e em sua incapacidade de permitir uma nova dinâmica na forma de definir os rumos dos recursos públicos.


Palavras-chave:  Jornalismo, manipulação, participação popular, Orçamento Participativo, Campinas
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