XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-CC.2311-1


DT7: DT 7 – GP Comunicação para a Cidadania

A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM PÚBLICA DO MST POR MEIO DA CRIAÇÃO DE FATOS NOTICIÁVEIS

Denise Cristine Paiero (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

Resumo

Este artigo visa a compreender a construção da imagem pública do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) a partir da criação de fatos jornalísticos e de sua repercussão na imprensa. Para isso, analisamos alguns episódios que tiveram destaque e se tornaram notícia ao longo dos 25 anos de existência do Movimento. Buscamos compreender os elementos que foram utilizados na construção do discurso e dos protestos do MST na busca pelo vínculo com a mídia jornalística e com o público em geral. Abordamos ainda os momentos de ruptura do MST com a imagem que ele próprio construiu e estudamos como o Movimento tem se comportado e se colocado publicamente durante o governo Lula.


Palavras-chave:  MST, Movimentos Sociais, Jornalismo, Protesto
਍ഀ