XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:COL - IX.2305-1


CO: IX Colóquio Brasil-França de Ciências da Comunicação

A INDÚSTRIA CULTURAL E A PRODUÇÃO DE PROGRAMAS DENOMINADOS EDUCATIVOS: UM ESTUDO NA ÁREA DA COMUNICAÇÃO-EDUCAÇÃO

Rosa Maria Cardoso Dalla Costa (Universidade Federal do Paraná)

Resumo

O texto analisa a relação existente entre a organização da indústria cultural e os projetos denominados de comunicação e educação que elas empreendem. Parte da hipótese de que neste processo existem confrontações de estratégias que possibilitam resultados “educativos” que extrapolam os interess desses projetos. Tais resultados dependem e são determinados por mediações culturais que diferem de uma sociedade para outra, no caso, as realidades francesa e brasileira. A pesquisa parte de uma contextualização da indústria cultural e das novas tecnologias e de um esclarecimento do conceito de comunicação e educação tomado como pressuposto principal. Faz uma descrição dos projetos considerados como corpus para a análise e esboça uma classificação dessa programação identificando que critérios podem ser considerados para diferenciar uma programação educativa de outra de entretenimento.


Palavras-chave:  indústria cultural, comunicação-educação, televisão, programa educativo
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