XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-MC.2277-1


DT7: DT 7 – GP Mídia, Cultura e Tecnologias Digitais na América Latina

OS BENS SIMBÓLICOS PRODUZIDOS PELA INDÚSTRIA CULTURAL, SUA CONFIGURAÇÃO NO IMAGINÁRIO SOCIAL E IMPACTO NA PSIQUE HUMANA.

Susi Berbel Monteiro (Universidade de Sorocaba)

Resumo

Este estudo se propõe a aprofundar as análises sobre os impactos da Indústria Cultural e dos Meios de Comunicação de Massa na psique humana e reunir argumentos relativos à questão da influência dos bens simbólicos, veiculados pelos meios de comunicação de massa, na constituição do indivíduo. ਍ഀ A Persona, um dos arquétipos básicos que compõe a psique, recebeu especial atenção neste estudo. Buscou-se avaliar se as características da sociedade contemporânea facilitam e estimulam de forma mais contundente o desenvolvimento deste arquétipo específico em detrimento dos demais. ਍ഀ


Palavras-chave:  Cultura, Comunicação, Psicologia, Simbólico, Indivíduo
਍ഀ