XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-GC.2272-1


DT7: DT 7 – GP Geografias da Comunicação

ESTRATÉGIAS PARA O ESPAÇO NA COMUNICAÇÃO SUL-SUL: DO NÃO-ALINHAMENTO À PRODUÇÃO COLABORATIVA

Pedro Aguiar Lopes de Abreu (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

O trabalho se propõe traçar uma trajetória das estratégias de circulação de informações na comunicação entre países em desenvolvimento (eixo Sul-Sul), desde a experiência do Movimento Não-Alinhado nos anos 1970-1980 até a recente expansão do colaborativismo, sob uma perspectiva da questão do espaço: que fronteiras, territorialidades e “urbanias” são constituídas, tanto entre estas sociedades quanto entre as desenvolvidas. Para isso, são discutidos os determinantes que a organização da produção capitalista coloca à construção da espacialidade, a hegemonia das noções capitalistas de espaço urbano sobre o cenário global e de que forma as iniciativas abordadas se contrapõem a estes modelos. Toma-se como objeto aqui o modelo operacional de agências de notícias internacionais em contraste com o pool de cooperação não-alinhado liderado pela Iugoslávia.


Palavras-chave:  espaço, comunicação sul-sul, Iugoslávia, Movimento Não-Alinhado, Pool das Agências de Notícias
਍ഀ