XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT1-HJ.2267-1


DT1: DT 1 – GP História do Jornalismo

A PROFISSIONALIZAÇÃO DO JORNALISTA VIA ENSINO: ARGUMENTOS MOBILIZADOS EM DEFESA DA FORMAÇÃO ESCOLAR ESPECÍFICA ਍ഀ

Michelle Roxo de Oliveira (Universidade Federal Fluminense)

Resumo

A partir de um panorama sócio-histórico, o texto analisa três argumentos centrais mobilizados no Brasil, do início do século XX aos anos 60, em defesa da profissionalização dos jornalistas via formação escolar específica: 1) necessidade de “dignificar” a profissão e dotar o conjunto de jornalistas de competência cultural considerada legítima; 2) necessidade de orientar as práticas jornalísticas a partir de um código de ética, vinculando o comportamento do grupo a padrões de ação virtuosos, de natureza moral; 3) necessidade de dotar os jornalistas de competência técnica específica na produção da notícia, segundo os princípios do projeto modernizador da imprensa. Observa como este processo de profissionalização respaldado por credencial acadêmica caminhou, em última instância, para o controle do direito de entrada e da autoridade para dizer quem está autorizado a dizer-se jornalista.


Palavras-chave:  ensino, profissionalização, jornalismo, diploma
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