XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT4-AV.2266-1


DT4: DT 4 – NP Audiovisual

QUANDO O DESEJO DE CELEBRIDADE SE TORNA RISÍVEL: ANÁLISE DE UM CASO DO “PÂNICO NA TV”.਍ഀ

Leonardo Gomes Pereira (Universidade Federal de Minas de Gerais)

Resumo

Tencionamos discutir a inflação da necessidade da visibilidade midiática no contemporâneo, marcado pela desestruturação de instituições que garantiam aos indivíduos estabilidade identitária e pelas tecnologias de auto-produção e distribuição de produtos audiovisuais. Neste cenário, o desejo de ser celebridade se alarga, fragmentando o conceito clássico de Edgar Morin. Tendo se transformado em um vício socialmente partilhado, este desejo cria condições para a existência de programas de televisão com a proposta de desestabilização do status dos famosos através do humor, compreendido a partir de Henri Bergson. Como estudo de caso, apresenta-se uma análise de enquadramento – derivada da idéia de frames de Goffman – da interação estabelecida entre o programa televisivo “Pânico na TV” e uma aspirante a celebridade.


Palavras-chave:  visibilidade midiática, celebridades, auto-produção audiovisual, televisão, humor
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