XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT4-FO.2253-1


DT4: DT 4 – GP Fotografia

ANÁLISE DAS IMAGENS ANTITABAGISTAS EM EMBALAGENS DE CIGARROS NO BRASIL

Rosane Vasconcelos Zanotti (Universidade Federal do Espírito Santo); Fabio Gomes Goveia (Universidade Federal do Espírito Santo)

Resumo

O uso da fotografia na publicidade é cada vez mais comum. Apesar disso, os trabalhos que abordam essa utilização não crescem na mesma intensidade. Como uma resposta a essa lacuna, este trabalho se propõe a investigar o emprego das imagens nas campanhas contra o tabagismo presentes nas embalagens de cigarros. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa qualitativa com fumantes que avaliaram as fotografias da contrapropaganda, que se divide em três etapas bastante distintas. Também foi feita uma análise das imagens a partir do pensamento de Machado (1984) e Joly (1996), entre outros autores. O resultado aponta para uma subestimação da fotografia nas campanhas.


Palavras-chave:  fotografia, comunicação, publicidade, antitabagismo, análise de imagem
਍ഀ