XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT1.2247-1


IJ: Intercom Júnior - Jornalismo

A IDENTIDADE DO JORNAL IMPRESSO NA ERA DIGITAL

Daniella Fernandes Cambaãºva (Faculdade Cásper Líbero)

Resumo

Este artigo visa a analisar algumas mudanças editoriais ocorridas nos jornais impressos diários brasileiros, que buscam se adaptar às transformações provocadas pela expansão do jornalismo digital. Fez-se, além do levantamento bibliográfico, análise de publicações e projetos editoriais de jornais lançados recentemente; entrevistas com membros dos conselhos editoriais e equipes de reportagem; assim como coleta de materiais publicados sobre o tema no próprio jornal. Para avaliar as mudanças verificadas na mídia tradicional, os conceitos mais utilizados foram os de Philip Meyer (2007), Lourival Sant’Anna (2008), Sylvia Moretzshon (2002) e Muniz Sodré (1996). Por fim, levantaram-se os projetos de redirecionamento da publicação no suporte de papel e se avaliou a dificuldade na construção da identidade do jornal impresso.


Palavras-chave:  novas tecnologias, jornal impresso, jornalismo on-line
਍ഀ