XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-SC.2235-1


DT8: DT 8 – GP Semiótica da Comunicação

A DIMENSÃO SEMIÓTICA DO ESPAÇO E AS ESPACIALIDADES GERADAS PELAS MÍDIAS

Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Resumo

Este artigo visa discutir a dimensão semiótica presente na idéia de ambiente comunicacional, tal como foi definida por Marshall McLuhan (1911-1980). Quando afirma que o “meio é a mensagem”, McLuhan assevera que todo meio cria um ambiente, e este é a mensagem gerada pelos meios. Todavia, nota-se que a idéia de ambiente formulada pelo autor também indica a maneira como cada meio qualifica, por meio de signos, o próprio espaço, de forma que cada meio possui uma espacialidade que lhe é singular, ainda que mantenha um intenso diálogo com outros ambientes comunicativos. Essa correlação parte do preceito estabelecido por Iuri Lótman acerca do espaço como uma “linguagem primária”, pela qual, a cultura ganha seus contornos.


Palavras-chave:  ambiente comunicacional, meios, ambiente
਍ഀ