XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-PP.2230-1


DT2: DT 2 – GP Publicidade e Propaganda

O FESTIVAL DE GRAMADO COMO LUGAR DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS FAZERES CRIATIVOS

Juliana Petermann (Universidade Federal de Santa Maria); Rafael da Rosa Balbueno (Universidade Federal do Pampa)

Resumo

Como qualquer outra disciplina, a publicidade e, especificamente, a criação publicitária apresenta práticas; técnicas; ferramentas; discursos; modos de ser; espaços de congregação, como os festivais; lugares de promoção de conhecimentos relativos à área, como a academia; organizações de gerência como associações e sindicatos. Por isso, entendemos que existem mecanismos que tornam os fazeres criativos em publicidade uma instituição. Interessa-nos, assim, neste artigo, analisar o Festival Mundial de Publicidade de Gramado como um espaço dessa institucionalização, tendo como referência, especialmente a 17ª edição do evento, ocorrida em junho de 2009. Para tanto, utilizaremos como referências teóricas os conceitos de formação discursiva e de arquivo de Foucault (2007), bem como aqueles de institucionalização e legitimação de Berger e Luckmann (1983).


Palavras-chave:  Festival de Gramado, institucionalização, legitimação, criação publicitária
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