XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CD.2223-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação

JORNAL NA SALA DE AULA E HABILIDADES DE LEITURA NA ERA DA INFORMAÇÃO

Mônica Pegurer Caprino (Universidade Municipal de São Caetano do Sul)

Resumo

O trabalho apresenta reflexões a partir de pesquisa iniciada em 2008 pelas autoras junto à rede municipal de ensino de São Caetano do Sul, com o objetivo de verificar o nível de compreensão de leitura de notícias de jornal pelos alunos do Ensino Fundamental II. A análise se vale de dados quantitativos - extraídos da aplicação de um teste de਍ഀ compreensão de leitura baseado nos descritores de Língua Portuguesa do Sistema Nacional de Avaliação - e qualitativos, obtidos em discussão com os professores. A interpretação dos dados indica que os jovens transportam para a leitura do texto do jornal estratégias utilizadas para a leitura e decodificação das informações on-line, em uma sociedade que valoriza cada vez mais os recursos multimidiáticos como forma de relação e compreensão do mundo.


Palavras-chave:  jornal, escola, comunicação, leitura
਍ഀ