XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CD.2178-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação

ENTRE O MERCADO E A UNIVERSIDADE: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA TV UESC

Betânia Maria Vilas Bôas Barreto (Universidade Federal da Paraíba); Rita Virginia Argollo (Universidade Federal da Bahia)

Resumo

A TV ocupa um campo comunicacional heterogêneo, repleto de multiplicidades, cuja representatividade do cotidiano mostra a sedimentação da proposta interpretativa do real junto aos espectadores. Esta é uma fonte de informações e entretenimento bastante multifacetada. Assim, uma TV Universitária deve aliar-se ao fazer acadêmico e educativo. A inter-relação entre comunicação e educação a partir do audiovisual remete a meios voltados para perspectivas mercadológicas, e também para abordagens educativas e colaborativas. Experimentação e pluralismo televisuais e apropriação dos meios são vetores incondicionais, também na formação de novos profissionais. Deste modo, refletimos sobre a participação da TV UESC no processo de formação dos bolsistas do projeto, a partir de suas experiências como produtores, no intuito de perceber como pode ser um instrumento educativo de construção do conhecimento.


Palavras-chave:  TV Universitária, construção do conhecimento, formação profissional, TV UESC
਍ഀ