XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT8.2170-1


IJ: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO: A IMAGEM DA EMPRESA DE ਍ഀ COMUNICAÇÃO REPRESENTADA NA TELENOVELA਍ഀ

Adaci Aparecida Oliveira Rosa da Silva (Universidade de São Paulo)

Resumo

O artigo trata da análise da gestão da marca da empresa Rede Globo, por meio do “merchandising” difundido na sua programação, principalmente, nas telenovelas. O reforço da marca via a construção da imagem de credibilidade da informação verdadeira, feita com profissionalismo, dá-se pela construção de personagens de jornalistas que têm papel destacado em três novelas veiculadas em 2008/09. O perfil dos jornalistas, personagens nessas telenovelas, estão em desacordo com o perfil real desses profissionais na contemporaneidade, conforme as pesquisas realizadas. Para a emissora criar um imaginário idealizado do jornalista é reforçar sua credibilidade como produtora de informação. Joga-se com a dubiedade entre informação e entretenimento em prol da valorização da marca, creditando ao jornalista o papel de profissional justo, representante do bem e da verdade.


Palavras-chave:  Televisão, Jornalismo, Gestão da comunicação, Marcas, Comunicação e Trabalho
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