XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CD.2165-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação

AUDIOVISUAL E EDUCAÇÃO: A VIDEOAULA E AS NOVAS IMPLICAÇÕES਍ഀ PEDAGÓGICAS

Shirley Mônica Silva Martins (Universidade Federal da Paraíba); Betânia Maria Vilas Bôas Barreto (Universidade Federal da Paraíba); Leônidas Leão Borges (Universidade Federal da Paraíba)

Resumo

Trata de um relato de experiência com videoaulas produzidas com professores e਍ഀ professoras no intuito de discutir ricas possibilidades de uso deste subgênero - vídeo਍ഀ educativo – advindas do uso intensivo das tecnologias da informação e comunicação em਍ഀ processos educativos diversos. As possibilidades de aprendizagens diversas com suportes਍ഀ audiovisuais estão a exigir de professores e professoras novos saberes. As tentativas de਍ഀ diálogo entre os saberes dos professores e os saberes dos produtores de vídeo no processo਍ഀ de produção participativo e interdisciplinar das videoaulas, apesar de relevantes para todos਍ഀ os envolvidos, mostram-se incipientes. Para um resultado mais satisfatório no que concerne਍ഀ às necessidades estético-pedagógicas do produto/processo videoaula, a aproximação entre਍ഀ as áreas da educação e da comunicação é cada vez mais necessária.


Palavras-chave:  videoaula, tecnologias da informação e da, educação
਍ഀ