XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT1.2150-1


IJ: Intercom Júnior - Jornalismo

O DISCURSO PRESENTE NA REVISTA DOM: PLURALIDADE DE UMA IMPRENSA SEGMENTADA NO PÚBLICO GAY?

Luiz Henrique Coletto (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA)

Resumo

Fazemos, inicialmente, um pequeno resgate histórico da ‘imprensa gay’ brasileira, caracterizando os principais veículos impressos segmentados na população homossexual. Nosso objeto para este artigo é o primeiro Editorial da revista DOM – De Outro Modo, lançada no final de 2007 no Brasil. Por meio de alguns conceitos que se inserem no metódo de Análise do Discurso (AD), procuramos identificar as formações discursivas presentes no Editorial da primeira edição para compreender, preliminarmente, como se articulam os propósitos da revista no plano discursivo e que observações podemos fazer ao visualizar o seu conteúdo (de modo global e não discursivamente neste caso), as suas editorias e algumas das temáticas escolhidas para a primeira edição.


Palavras-chave:  imprensa gay, discurso, homossexualidade
਍ഀ