XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT3.2149-1


IJ: Intercom Júnior - Relações Públicas e Comunicação Organizacional

MARCAS MUITO MAIS VULNERÁVEIS: RISCOS QUE O USER-GENERATED CONTENT TRAZ ÀS ORGANIZAÇÕES

João Vinicius Bianchini Nascimento (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)

Resumo

O acesso à tecnologia vem ocorrendo de forma exponencial, cenário que muda a relação entre as pessoas e a informação. Elas participam mais ativamente do espaço público, seja por meio de uma imprensa mais receptiva, seja por meio das Mídias Sociais. Essa “Era da Participação” traz para as organizações inúmeras oportunidades, mas cria também um ambiente muito perigoso para elas, pois erros podem ganhar alcance mundial em poucos minutos, o que torna as crises de reputação ainda mais inevitáveis. Assim, a marca, ativo essencial, que requer tempo e investimento consideráveis para ser construída, fica muito mais exposta. Para protegê-la, não basta que a organização domine as new media. É preciso adotar uma postura preventiva contra crises, atuar eticamente e buscar, interna e externamente, coerência entre discurso e prática.


Palavras-chave:  marca, reputação, Jornalismo Cidadão, gestão de crise, user-generated content
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